28 de julho de 2013

Nota contra censura "só podia ser mesmo em Picuí tentar censurar"!


NOTA CONTRA CENSURA

Não é de hoje que no Brasil os políticos ou quem tem o poder nas mãos tenta censurar a imprensa, é fato que os nossos governantes sempre tentam calar a boca da imprensa e vendar os olhos do povo. 

A censura tem remotas raízes no Brasil. É um valor muito mais cultuado do que a liberdade. Quando se compara com a evolução histórica de um país que se constitui ao mesmo tempo, como os Estados Unidos, é um contraste brutal. Lá a luta é pela liberdade pura, aqui é pela manipulação das massas, quanto menos informação um povo tem, mais fácil fica de subjugá-lo.

São poucos os veículos de comunicação que não se deixam manipular pelos donos do poder. O JCN é um destes poucos, que ainda é livre, sem mordaças para falar a verdade, para contar os fatos como ocorreram e no momento em que ocorrem.

Esta semana, mais precisamente no dia 24 de julho, a nossa equipe foi cobrir o protesto feito pelo povo de Picuí contra o descaso do governo da Paraíba em relação a PB 151. O povo bloqueou a rodovia que dar acesso a cidade no sentido Carnaúba dos Dantas a Picuí, começou por volta das 4:00hs da madrugada. Nossa equipe chegou ao local por volta das 7:00hs da manhã, entrevistamos o líder do movimento e outras pessoas que estavam no local. O nosso único interesse era cobrir a manifestação. Porém ao entrevistar algumas pessoas elas começaram a falar de outros problemas da cidade, um destes problemas era a situação do saneamento básico, mas como o nosso intuito era apenas falar da manifestação, falamos ao povo que faríamos a matéria apenas do protesto da PB151.

Depois de apurar o lado dos manifestantes, seriamos injustos se não ouvisse-mos a autoridade máxima da cidade, o prefeito Acácio Araújo, para concluirmos nosso trabalho e sermos imparciais, nos dirigimos até a residência do prefeito de Picuí Acácio Araújo, pra saber se ele poderia nos receber e comentar sobre o protesto. Ao chegar a sua residência fomos atendidos por sua empregada que comunicou ao mesmo. Na ocasião o prefeito Acácio Araújo, nos recebeu muito bem, nos permitiu entrar em sua residência e nos deu uma entrevista. Agradecemos a colaboração dele e saímos de lá para visitar um amigo, o radialista José Onildo, ao chegar a frente a Rádio Sisal, nos deparamos com uma cena bastante curiosa, uma viatura da Prefeitura Municipal de Picuí atolada em um buraco aberto no meio da rua. Neste momento o nosso fotografo se aproximou e pediu pra tirar uma foto, a principio só por curiosidade, pois ainda não sabíamos que se tratava de uma viatura municipal. Depois entramos na Rádio Sisal para cumprimentar nosso amigo José Onildo, quando estávamos conversando com o radialista, aparece uma senhora indagando do porque tiramos aquela foto, perguntamos o nome dela, mas não quis se identificar, só disse se tratar de uma secretária municipal. 

O mais impressionante é que, aquela foto que não tinha valor nenhum para nós passou a ser motivo de CENSURA. Ao voltar para o local da manifestação confirmamos que as coisas que o povo tinha falado, lá no início tinha fundamento. Ao juntar as informações passadas pelo povo e a foto, constatamos que o POVO não estavam falando por acaso. Aliás, nada acontece por acaso.

A nossa surpresa desta história toda é que, a foto que não valia nada se tornou motivo de CENSURA, ao publicar uma matéria deste fato ocorrido, publicamos a foto para comprovar que estávamos falando a verdade. Depois disto o prefeito Acácio Araújo falou em uma de suas rádios parceiras, que o JCN tinha errado ao contar os fatos pra população ver. Falou que fomos deselegantes ao ir à sua casa entrevista-lo pela manhã, o detalhe que ele não disse, é que ele autorizou nossa entrada e nos concedeu a entrevista por livre e espontânea vontade. Pois se o mesmo não quisesse nos receber, voltaríamos para nossa cidade sem seu parecer. De modo que ele nos recebeu por que quis, ele foi quem permitiu nossa entrada em sua residência. Então fica difícil entender como fomos deselegantes se o mesmo nos recebeu de bom grado?

A única coisa que ficou clara é que a dita foto, a tão falada foto, deveria ter sido CENSURADA!
O JCN até o momento não aceita CENSURA, nós expressamos os fatos! Quando acontece e no momento que acontece. 

Atenciosamente
Grupo JCN de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário