5 de novembro de 2013

"GRAVE DENUNCIA EM SERRA DOS BRANDÕES"


O Serrinha News já denunciou o atendimento do Posto de Saúde José Marques de Andrade de Serra dos Brandões varias outras vezes agora mais esse acontecimento que o morador do Distrito DENUNCIA.

Veja a denuncia que um morador de Brandões fez em uma rede social:


Fatos como esses acontecem diariamente com muitos moradores de Brandões, essas pessoas muitas das vezes são idosos acima de 65 anos e pessoas analfabetas, nos quais deveriam receber um tratamento digno de respeito, coisa que não acontece.

Veja uma denuncia relacionada ao mesmo caso feita há meses atras pelo Serrinha News:


Não queremos acreditar que essa ordem de não atender pessoas que votem em outro município tenha partido da Prefeitura Municipal de Picui.


Questiona-se: não é o SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE)? Por ser ÚNICO, não deveria atender de forma indiscriminada?

O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto.

Do Sistema Único de Saúde fazem parte os centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa. Através do Sistema Único de Saúde, todos os cidadãos têm direito a consultas, exames, internações e tratamentos nas Unidades de Saúde vinculadas ao SUS da esfera municipal, estadual e federal, sejam públicas ou privadas, contratadas pelo gestor público de saúde.

3 comentários:

  1. nossa ta dando vergonha de morar aki.... com tudo isso que acontece é a mais pura verdade, isso é algo comum q todos no posto fazem na cara dura... nosso distrito era totalmte pra Rio Grande do Norte.... e naum Paraiba.. temos um posto policial que serve apenas pra descanso de policial, ta aki abandonado, rola tiro em plena luz do dia, brigas em bar com armas brancas... que politica mal feita essa de picuí aki,,,, nossa que vergonha de morar em serra dos brandões por causa da falta de humanidade de alguns politicos que só fazem politicagem... Vamos mudar... pra que pagamos tanto imposto, num é pra ter saude segurança e Educação... quem diria que um titulo teria tão poder em nosso distrito... que vergonha msmo! vamos denunciar galera esse absurdo!

    ResponderExcluir
  2. Isso se dar devido o despreparo profissional de Funcionários ( Salve Exceções) , que não conhecem nem os principios do SUS, que são : Universalidade, Integralidade e Equidade ou se sabem, desconhecem o seu significado. E esquecem também de um direito constitucional de que "Saúde e um direito de todos e dever do Estado". Apoio e pratico todas essas normas e diretrizes do SUS, acho todas lindas no papel, como também acho que cada caso deve ser tratado de forma diferente, nunca generalizando, acho também que se um paciente faz um acompanhamento em determinado estabelecimento de Saúde (Municipio), ele deve continuar a receber atendimento nesse mesmo estabelecimento, isso porque em cada UBS (Unidade Básica de Saúde) existe históricos médicos e de Enfermagem de cada usuario, sendo assim em uma consulta ou apresentação de exames fica claro o porque determinado exame foi pedido, como é a história pregressa desse paciente e etc.. Facilitando a vida tanto dos profissionais como do paciente, que muitas vezes por não ter um certo conhecimento omite ou esquecem algumas informações que seriam essenciais para o desenrrolar de um diagnóstico. Contudo nada justifica a omissão de atendimento de uma pessoa Doente, pelo simples fato da pessoa não votar em determinado municipio, muito menos se essa pessoa idosa que tem prioridades em quaisquer atendimento de saúde não seja atendido por esse motivo, lembrando que um idoso não tem deveres politicos.

    ResponderExcluir
  3. E e um nojo sem fala que tem pessoas que vão pedi carro para fazer seus exames e não dão , e por cara e eles dão o trasporte ,que vergonha desse lugar e ainda querer que vire cidades rsrsrsrsrs... nunca que isso vai ser uma cidade desse jeito, e sem contar que a '' pessoinha'' nem tem concurso para está no lugar ...ooooooooooooo vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...

    ResponderExcluir